Os 'espiritismos' de Kardec e a posição deste blog

José Edmar Arantes

No início da 1a. edição de Le Livre des Esprits (O Livro dos Espíritos), datada de 1857, na seção "Introduction à l'étude de la doctrine spirite" (Introdução ao estudo da doutrina espírita), Allan Kardec escreve o seguinte (negrito meu):

"(...) le spiritualisme est le opposé du matérialisme; quiconque croit avoir en soi autre chose que la matière est spiritualiste; mais il ne s'ensuit pas qu'il croie à l'existence des esprits ou à leurs communications avec le monde visible. Au lieu des mots spirituelspiritualismenous employons, pour désigner cette dernière croyance, ceux de spirite et de spiritisme, dont la forme rappelle l'origine et le sens radical, et qui par cela même ont l'avantage d'être parfaitement intelligibles. Nous dirons donc que la doctrine spirite ou le spiritisme consiste dans la croyance aux relations du monde matériel avec les esprits ou êtres du monde invisible".

Em uma tradução livre:

"(...) o espiritualismo é o oposto do materialismo; quem quer que creia haver em si outra coisa além da matéria é espiritualista; mas daí não resulta que creia na existência de espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível. Em lugar das palavras espiritualespiritualismonós empregamos, para designar esta última crença, os vocábulos espírita e espiritismo, cuja forma recorda a origem e o sentido radical, e por isso têm a vantagem de serem perfeitamente inteligíveis. Nós diremos portanto que a doutrina espírita ou espiritismo consiste na crença em relações do mundo material com os espíritos ou seres do mundo invisível".

Ou seja, espiritismo seria simplesmente a crença na existência de espíritos e em suas comunicações com o mundo visível.

Pois bem. Em 1858 Kardec publica seu livro Instructions Pratiques sur les Manifestations Espirites (Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas), que serviu de base para Le Livre des Mediums (O Livro dos Médiuns), publicado originalmente em 1861. No Brasil, o Instructions foi traduzido por Cairbar Schutel (Casa Editora O Clarim) e por Julio Abreu Filho (Ed. Pensamento). Em seu "Vocabulário Espírita" consta:

"Espiritismo: doutrina fundada sobre a crença na existência dos Espíritos e em sua comunicação com os homens".

Ou seja, o que antes foi definido apenas como uma crença passou a ser considerado uma doutrina fundada sobre a tal crença...

Em 1859 foi publicado, de Kardec, Quest-ce que le Spiritisme (O que é o Espiritismo) [1]. Neste livro, o codificador diz o seguinte à pág. 2 do "Préambule" :

"Pour répondre, dès à présent, à la question formulée dans notre titre , nous dirons que : le Spiritisme est la doctrine fondée sur l'existence des Esprits , ou êtres incorporels du monde invisible, et leurs rapports avec le monde corporel. On peut encore dire que : le Spiritisme est la science de tout ce qui se rattache à la connaissance des Esprits ou du monde invisible."

Em tradução livre:

"Para responder, agora, à questão colocada no nosso título, diremos que: o espiritismo é a doutrina baseada na existência de espíritos, ou seres incorpóreos do mundo invisível, e suas relações com o mundo corporal. Pode-se também dizer que: o espiritismo é a ciência de tudo o que se relaciona com o conhecimento dos espíritos ou do mundo invisível."

Ou seja, em linhas gerais, Kardec reiterou o que dissera em sua obra anterior.

Em 1860 foi a vez do surgimento da 2a. edição de Le Livre des Esprits, a "edição definitiva", utilizada como base para as principais traduções do livro no Brasil. Na versão de Guillon Ribeiro (Federação Espírita Brasileira -- FEB), consta o seguinte na parte I da "Introdução ao estudo da doutrina espírita" (negritos meus):

"(...) o espiritualismo é o oposto do materialismo. Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria, é espiritualista. Não se segue daí, porém, que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível. Em vez das palavras espiritualespiritualismoempregamos, para indicar a crença a que vimos de referir-nos, os termos espírita e espiritismo, cuja forma lembra a origem e o sentido radical e que, por isso mesmo, apresentam a vantagem de ser perfeitamente inteligíveis, deixando ao vocábulo espiritualismo a acepção que lhe é própria."

Ou seja, neste trecho Kardec manteve o conceito que externara na 1a. edição de Le Livre des Esprits a respeito da palavra.

Porém, logo a seguir, tentando implementar ali a definição utilizada no Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas (1858), ele acaba por se contradizer (negrito meu):

"(...) Diremos, pois, que a doutrina espírita ou o Espiritismo [nota: no original francês aparece spiritisme, ou seja, em itálico e sem a inicial maiúscula] tem por princípio [nota: no original francês consta pour principes] as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível."

Ou seja, "espiritismo" deixou de ser a crença nas comunicações dos Espíritos com o mundo visível para ser algo que tem as nossas relações com os Espíritos apenas como pressuposto inicial...

Aqui, neste blog, tomaremos por base a definição de "espiritismo" dada por Kardec na 1a. edição de Le Livre des Esprits (1857), que se apresenta livre de quaisquer inconsistências, além de ser extremamente simples e abrangente:

ESPIRITISMO - Crença na existência de Espíritos e de relações destes com o mundo material.
______________

[1] Na página de dados editoriais da 49a. edição desta obra pela FEB (março de 2004), e muito provavelmente também na de todas as edições do livro publicadas a partir do início da década de 70 (quando tal página foi instituída nas publicações FEB), somos informados de que a edição em foco trata-se de uma tradução da versão original francesa da obra, de 1859. Pura mentira! A tradução ali apresentada é da edição definitiva da obra, a sexta, de 1865, "refundida e consideravelmente aumentada", onde Kardec mete os pés pelas mãos e acaba criando uma teia de contradições inaceitável em sua tentativa de definir "Espiritismo". Leiamos parte do "Preâmbulo" da obra em sua citada edição pela FEB (49a., março de 2004):

"Para responder, desde já e sumariamente, à pergunta formulada no título deste opúsculo, diremos que: O ESPIRITISMO É, AO MESMO TEMPO, UMA CIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO E UMA DOUTRINA FILOSÓFICA. COMO CIÊNCIA PRÁTICA ELE CONSISTE NAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE NÓS E OS ESPÍRITOS; COMO FILOSOFIA, COMPREENDE TODAS AS CONSEQÜÊNCIAS MORAIS QUE DIMANAM DESSAS MESMAS RELAÇÕES. Podemos defini-lo assim: O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal".

Dois pontos nos saltam aos olhos após a leitura deste trecho:

1- Ao resumir sua definição, dizendo que o Espiritismo seria "uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal", Kardec contradiz o que havia acabado de dizer, ou seja, que o Espiritismo seria uma ciência de observação e uma doutrina filosófica, pois que "natureza, origem e destino" dos Espíritos é um assunto que não é subsidiado nem pelo estudo observacional das manifestações mediúnicas, nem pelas consequências morais concernentes ao Espiritismo entendido como doutrina filosófica. Foram apresentadas, assim, duas definições completamente distintas de "Espiritismo", o que é um problema;
2- Não bastasse isso, pode-se facilmente verificar que ambas as definições contrastam tanto com a fornecida por Kardec no início de Le Livre des Esprits, como com aquela do "Vocabulário Espírita" que aparece em Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas (e também em O Livro dos Médiuns), que seria reproduzida quase literalmente na 1a. edição de Quest-ce que le Spiritisme.

Resumindo: na versão definitiva desta obra, Kardec foi infeliz em sua tentativa de definição de "Espiritismo". Curiosamente, tem gente que ainda briga (tentando se justificar justamente com o trecho contraditório que reproduzimos acima!) dizendo que "isto é Espiritismo", "aquilo não é Espiritismo", etc. Convenhamos!...
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# Este texto foi publicado originalmente em 15/02/2010, na forma de postagem (vide aqui), a primeira do blog, e a versão acima é de 01/06/2013.